Na Cantina da Freguesia, um almoço rápido pode sim ser gostoso

• Outubro 7, 2016

Por Luise Wendhausen

Com a correria do dia-a-dia, durante a semana, temos pouco tempo para nos dedicar a uma refeição tranquila e bem escolhida. Geralmente decidimos pelos mesmos restaurantes a quilo próximos ao nosso local de trabalho, ou de onde moramos, tornando o momento do almoço uma rotina.

Num dia desses, já cansada das opções próximas a UFSC, onde estudo, que apesar de várias acabam caindo na mesmice, eu e meu pai mudamos a rota usual. Assim descobrimos essa pequena cantina italiana no centrinho da Lagoa. Um quadro de giz com um cardápio de almoço nele escrito me chamou a atenção e ao entrar um clima aconchegante com decoração italiana nos convidou a sentar. A atendente muito atenciosa nos explicou como funciona a casa no horário de almoço, trabalhando com opções de prato feito.

cantina-da-freguesia-0

No cardápio, diferenciado todos os dias, há duas opções principais com suas guarnições, as quais podem ser escolhidas duas diferentes dentre todas as disponíveis. O menu ainda acompanha arroz (branco ou integral), feijão e um buffet livre de saladas muito completo, com diferentes molhos e vegetais variados. Ao final, como um agrado, é servida uma pequena porção de sobremesa, encerrando a refeição. O almoço completo sai por R$21,90 e o meio almoço R$17,90, também podendo optar por somente o buffet de saladas por R$14,90.

cantina-da-freguesia-2

Na primeira vez em que estive lá estavam servindo peixe ou bife de alcatra. Escolhemos o peixe, o meu com risoto de tomate seco com rúcula e terrine de berinjela. A sobremesa no dia era mousse de maracujá. Estava tudo muito fresco, feito na hora e servido em uma boa quantidade. Na segunda vez optei por frango grelhado com seleta de legumes e legumes a jardineira, já meu pai foi de escondidinho de calabresa, arroz com brócolis e legumes a jardineira. Por fim, um creminho de doce de leite com banana caramelada, simples e muito gostoso. Ambos estavam muito gostosos, bem temperados e recém preparados.

cantina-da-freguesia-3

Os pratos foram temperados na medida certa, daquelas que agrada a todos! Sobre a salada não deixa nada a desejar, com uma boa variedade de folhas, verduras e legumes, além de molhos caseiros que fazem a entrada um diferencial. Recomendo experimentar o guacamole (delicioso), o hummus, a maionese de soja, e o chutney de manga! Para um dia sem tanta fome, ou se quiser um almoço mais leve, com certeza optar pelo buffet somente é uma ótima alternativa.

img_5425 img_5433

Perfeito para aqueles dias que queremos sair da rotina sem perder muito tempo e por um preço que não sai do orçamento, e também uma ótima opção para juntar os amigos e bater um bom papo na hora do almoço!

Informações:
Horário de funcionamento para almoço: De Segunda a Sexta das 11:30 – 14:30
Endereço: Cantina da Freguesia – Rua Afonso Delambert Neto, 740 – Lagoa da Conceição.
Contato: Fone (48)3232-0150

Artigo publicado em Floripa Gourmet: